Eduardo Cintra Torres em entrevista ao Observador

Eduardo Cintra Torres

O investigador, professor e crítico televisivo Eduardo Cintra Torres falou ao Observador, na edição de 20 de Agosto. Uma conversa sobre o percurso de vida, os interesses académicos, as transformações contemporâneas da comunicação social. Deixamos-lhe a apresentação da jornalista Maria João Avillez, que conduziu a conversa:

Fez uma marca: Cintra Torres. A marca habitualmente incomoda. Eduardo Cintra Torres semeia a polémica, irrita, divide as plateias. Mas é igualmente ouvido, lido, convidado a dissertar e intervir, tanto na Universidade como no espaço mediático. Tem 59 anos, é sóbrio, curioso, cosmopolita e algo distante. Licenciou-se em História, fez o Mestrado em Comunicação, tem um doutoramento em Sociologia e muita obra publicada. Apaixonado investigador e estudioso dos fenómenos mediáticos (ensina na Católica e no ISCTE), é também critico de televisão com lugar cativo no comentário semanal televisivo e assinatura em crónica de jornal (ambos do grupo do Correio da Manhã).

Costuma ser severo (em demasia?), faz as coisas a sério, cultiva um verbo seco e incisivo de quem se responsabiliza pelo que diz. E, last but not least, parece (com divertimento, aliás), consumir algumas gramas de auto-suficiência. Mas, voilá, poucos em Portugal, analisarão a televisão enquanto fenómeno, a sua génese e as suas consequências, como Eduardo Cintra Torres.

 

Para ele, ela é um livro aberto.

Pode ler-se a entrevista aqui

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s