Apresentação do livro “Thinking Colours”

IMG_0037.JPG

Apresenta-se hoje às 18h30, na Sala Brasil da Universidade Católica, o livro Thinking Colours: Perception, Translation and Representation, coordenado por Victoria Bogushevskaya e Elisabetta Colla, que desvendem aqui o interesse desta publicação:

“Cada ser humano possui a sua própria cor,

que o acompanha sempre,  formando um halo em torno do corpo.

Uma espécie de aura”.

Haruki Murakami, A Peregrinação do Rapaz Sem Cor

Pedro Calapez usa muitas cores, não demonstrando preferência por nenhuma em específico: “um azul, depois um vermelho, o primeiro com muita tinta, de escorrer lento e texturas, o segundo como uma onda rebentando no mar, logo em seguida surge um terra verde ou um amarelo de marte, muito lisos, quase sem espessura…”[1] Thinking Colours: Perception, Translation and Representation é um pouco como as cores nas obras de Pedro Calapez: um conjunto de ensaios que abordam de forma multidisciplinar e multicultural o tema das cores. O leitor poderá percorrê-los através de cinco etapas distintas: da cognição, da tradução, a literatura, a arte e do espaço ir descobrindo o mundo multifacetado das cores e da sua representação.

[1] Freitas, Helena de, Pedro Calapez, and Rita Lopes Ferreira. 2004. Pedro Calapez: obras escolhidas, 1992-2004 . Pedro Calapez : selected works, 1992-2004. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 64

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s